Barra News - Últimas notícias

Serra e filha viram réus na Lava Jato por lavagem de dinheiro
O senador José Serra (PSDB-SP) e Verônica Serra, sua filha, se tornaram réus por lavagem de dinheiro depois que a Justiça Federal de São Paulo aceitou nesta quarta-feira (29) denúncia da força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal paulista (MPF-SP). A informação foi confirmada pelo próprio MPF-SP.
Serra e Verônica foram denunciados no começo de julho. Segundo os procuradores, entre 2006 e 2007, o senador teria recebido da Odebrecht pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul. 

A denúncia do MPF afirma que, entre 2006 e 2007, Serra pediu a Pedro Novis, ex-executivo da Odebrecht, um pagamento equivalente a R$ 4,5 milhões em uma offshore, o que seria uma contrapartida ao atendimento de interesses da construtora -- entre eles, a repactuação do contrato para as obras do Rodoanel Sul. 

Segundo o MPF, o empresário José Amaro Pinto Ramos e Verônica Serra abriram empresas no exterior, ocultando seus nomes, e teriam recebido por meio delas os pagamentos que a Odebrecht destinou ao então governador de São Paulo.

Transferências teriam sido feitas para dissimular a origem dos valores, que ficaram em uma conta offshore controlada, de maneira oculta, por Verônica Serra até o fim de 2014, quando foram transferidos para outra conta de titularidade oculta, na Suíça.

No dia em que o MPF fez a denúncia à Justiça, os advogados de Serra negaram as acusações e criticaram a ação dos procuradores.

"O senador José Serra reforça a licitude dos seus atos e a integridade que sempre permeou sua vida pública. Ele mantém sua confiança na Justiça brasileira, esperando que os fatos sejam esclarecidos e as arbitrariedades cometidas devidamente apuradas", disse a defesa na ocasião.

Também em nota, a defesa de Veronica Serra afirma estar "surpresa com o recebimento da acusação numa sequência de eventos espetaculosos e de motivação política". "Os advogados observam ainda que aguardarão com serenidade a oportunidade de mostrar o absurdo de vinculá-la a estes fatos.  Ao que parece, se trata de um caso midiático no qual as notícias importam mais que a verdade e a justiça", afirma o comunicado assinado pelo advogado Antonio Pitombo.

A Odebrecht divulgou comunicado no qual afirma que "esta notícia é o desdobramento judicial em várias instâncias de fatos do passado apontados ou reconhecidos pela própria Odebrecht. Não tem a ver com a Odebrecht de hoje. Desde os acordos firmados com as autoridades brasileiras e estrangeiras, em 2016, a Odebrecht passou por profunda transformação. Mudou sua forma de atuação e implantou controles internos mais rigorosos que reforçam o compromisso da empresa com a ética, a integridade e a transparência."

Divulgação Barra News  - Reportagem CNN Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barra News PB - Rogério Nunes e Glaucia Almeida vencem a Covid-19