Barra News PB - auxílio emergencial

Câmara aprova texto-base da PEC Emergencial, que viabiliza novo auxílio, em 1º em turno


Na madrugada desta quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial, que traz medidas de controle dos gastos públicos e autoriza o pagamento de até R$ 44 bilhões por meio do novo auxílio emergencial. O texto recebeu 341 votos favoráveis, 121 contrários e dez abstenções. As informações são do UOL.

Para concluir a votação, os deputados precisam analisar os destaques (propostas que visam modificar o conteúdo) e votar a PEC em segundo turno. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou para hoje uma sessão para que os parlamentares possam votar tais propostas de mudança ao texto para concluir a votação em 1º turno. A PEC também deve ser apreciada em 2º turno na mesma sessão.

Uma eventual mudança feita pelos deputados fará a proposta voltar ao Senado. Se passar em segundo turno na Câmara, sem alterações, a PEC segue para promulgação. O que os deputados aprovaram na madrugada foi a admissibilidade da PEC. Na prática, deram aval à proposta, analisando que o texto está de acordo com as normas legais.

A proposta foi apresentada inicialmente em 2019 pelo governo com o objetivo de criar mecanismos de restrição de gastos quando o governo federal, estados ou municípios estivessem em situação de emergência fiscal. Ela era considerada uma prioridade do governo, após a aprovação da reforma da Previdência, naquele ano.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barra News PB - Rogério Nunes e Glaucia Almeida vencem a Covid-19