Barra News - Últimas notícias
Sob Ernesto Araújo, diárias pagas a diplomatas por missões no Brasil crescem 49%
O valor pago em diárias a diplomatas que atuam no exterior e foram chamados para missões no Brasil cresceu 49,29% em 2019, primeiro ano da gestão do ministro Ernesto Araújo no Ministério das Relações Exteriores (MRE), em relação ao ano anterior.
São diplomatas que atuam de forma fixa no exterior, recebem o salário em euro ou dólar e em alguns casos também têm direito a auxílio-moradia em moeda estrangeira, mas mesmo assim são remunerados por diárias para ficar por determinado período no Brasil em serviços provisórios. É o que ocorre quando algum funcionário tem um conhecimento específico ou vai ajudar em algum evento no país. O governo federal defende que esses pagamentos foram feitos dentro da lei.
Em 2019, segundo dados obtidos pela CNN por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), foram pagos R$ 444,3 mil em diárias a 77 diplomatas, ante R$ 297,6 mil em 2018 para 100 funcionários. Os valores foram atualizados pela inflação no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Divulgação Barra News - Reportagem CNN Brasil
Comentários
Postar um comentário